É possível que a maioria dos cidadãos e cidadãs envolvidos com as disputas eleitorais tenha optado por apoiar suas opções de candidaturas nos últimos dias sem se aperceber dos bastidores, mesmo assim já deu para presumir neste fim de semana que vai ser preciso vigilância redobrada para conter e impedir a exploração de fake News.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com a campanha do candidato Ruy Carneiro que, em plena convenção, poderia nem estar sabendo, mas nesse momento corria célere propaganda negativa contra ele chegando até prever inexistente prisão.
No caso em tela, tudo Fake News – instrumento que precisa merecer atenção redobrada da Justiça Eleitoral para coibi-la com severa punição.
Isto vale para todas as candidaturas, todas sem exceção – diante do zelo pelo tratamento adequado e responsável – porque embora os tempos de hoje registrem tanta baixaria não é este o caminho legal do nível da disputa que se espera. Precisamos saber conviver com o debate decente.
REUNIÃO PREPARATÓRIA
Nesta terça-feira, o assessor de imprensa do TRE-PB, Valter Nogueira, em nome da presidência do Tribunal, tem convidado todos profissionais de comunicação para Palestra com Elder Maia Goltzman – Instrutor e servidor do TRE-SP sobre detalhes do processo eleitoral.
UFPB E MERCADO SE PREPARAM
Está em fase conclusiva para assinatura de convênio entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia da PMJP com a UFPB – área de comunicação, jornalismo e mídias digitais – mais o Mercado, vide API e AMIDI (Associação de Mídia Digital) para combate à desinformação e fake News.
Trata-se de Pacto inédito é muito importante nesta fase de nossa conjuntura.
ÚLTIMA
“O olho que existe / é o que vê”