Não adianta negar nem fingir que faz de conta que a eleição da FAMUP nada tem a ver com as disputas eleitorais partidárias da Paraíba, pois têm. A eleição do prefeito de Picui, Buba, na presidência da entidade representa concretamente a vitória do grupo do governador Cássio Cunha Lima (mais Cícero e Efraim Morais) sobre o do senador Jose Maranhão.
No cenário de agora, a novidade foi a derrota do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, pois resolveu assumir publicamente o voto em Hugo, da Oposição, e acabou derrotado num momento desnecessário para sua trajetória política de olho no governo do Estado.
Para o público externo, todos os grandes nomes da política falaram em recato e pouco envolvimento na disputa, mas na realidade a verdade foi outra: todos, sem exceção, participaram diretamente nas conjecturas e pedido de votos aos conjunto de prefeitos em todo estado.
O fato é que, sem tirar nem por, a disputa registrou a vitória de Cássio sobre Maranhão levando de roldão (de gaiato no navio) o prefeito Ricardo Coutinho.
Veneziano, inadimplente
A eleição da FAMUP registra como filiados cerca de 180 dos 223 prefeitos. Um deles, o de Campina Grande, Veneziano Vital, ate tentou, esbravejou, mas não votou.
Motivo: o prefeito esta inadimplente (com mensalidades atrasadas), por isso não pode votar.
É triste, mas e verdade.