Enquanto o vai-não-vai toma conta da reta final da escolha do vice em João Pessoa, um personagem mantém-se dedicado às articulações no interior do estado, a partir dos médios e pequenos centros. Trata-se do senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM (ex-PFL) sem que perca com isso as atenções na capital e em Campina Grande.
Por telefone, ele comenta com o Colunista: Vamos estar com 80 e poucos candidatos a prefeito em muitos municípios importantes, bem como compondo em outras cidades com o vice e, onde não houver jeito, teremos composição para ampliar o número de vereadores no estado, disse antes de consolidar em Catolé do Rocha a candidatura de Laurinho (DEM) a prefeito com Lauro Maia (PMDB), vice, contra o candidato de Leomar Maia, isto é, haja briga entre família!
Sem tirar nem por, o investimento de Efraim nos médios e pequenos municípios tem um sentido matemático e lógico porque esse universo de eleitores significa muito na direção de 2/3 dos que decidem na etapa seguinte o rumo do Governo do Estado.
Sejamos claros: a grande João Pessoa e Campina Grande são os maiores centros de eleitores mas, daí em diante levando em conta Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, etc quem consegue reunir maior quantidade de eleitores tem ao seu favor um expressivo contingente do eleitorado capaz de fazer diferença. Cássio que o diga com esses votos somados aos de Campina sem os quais não teria sido reeleito.
O fato é que Efraim tem passado os últimos dias (menos nesta segunda-feira, pois embarcou para Brasilia) fazendo o famoso feijão com arroz no interior buscando assim se credenciar como candidato de situação ao Governo em 2010 contra Ricardo Coutinho, Veneziano Vital (este se passar no teste de 2008).
O negócio anda tão sério que já há entre aliados próximos de Efraim o cuidado para que ele retome os espaços nos grandes centros, isto em termos de visibilidade, a partir de João Pessoa e Campina. Estamos atentos com todas as bases, por isso esse cuidado com a capital e Campina não me preocupa porque temos compromissos com essas grandes cidades.
Pelo sim, pelo não, Efraim parece adotar aquela famosa tática de comer a papa quente pelas bordas.
Falta a ele, contudo, alicerçar com clareza o Plano de ação e governo diferenciado para o estado.
Manoel Jr em ascensão
O nome do deputado federal Manoel Júnior entrou na graça de aliados maranhistas fora e dentro do PSB. Nesta segunda-feira, por telefone, Hiltinho Souto Maior, liga para dizer que resolveu sair do páreo dos partidos nanicos como nome à disposição de RC na escolha da vice.
Sabem qual o argumento dele, Hiltinho?: preferimos apoiar Manoel Jr.
Se a moda pega…
PMDB volta a criticar
A propaganda partidária está com inserções do PTB revezando com o PP (agora de olho na cidade de Pilar) e o PMDB, que não tira o Governo Cássio da mira.
O mote central das suas inserções insiste em mostrar imagens reproduzindo o discurso de que o governo atual faz uma gestão virtual contrapondo-se a cenas do governo Maranhão.
PSDB mostra ações
A estratégia do PSDB na ocupação de espaços da propaganda partidária é, ao contrário do PMDB, apontar dados segundo os quais, a gestão tucana na capital (por exemplo) resolveu o Lixão do Róger, soube conviver com camelôs no centro da cidade e tem resolvido o problema da escassez do saneamento básico.
De quebra, ainda tem João Gonçalves como âncora.
Zé Mariz Filho: candidato
Também por telefone, o advogado José Mariz Filho liga para confirmar o pré-lançamento de sua candidatura a prefeito de João Pessoa pelo PSL Partido Social Liberal.
Filho do conselheiro do Tribunal de Contas, José Mariz, e sobrinho do ex-governador Antonio Mariz, o novo candidato quer se credenciar na sucessão como alternativa aos eleitores da capital.
Difícil vai sobreviver politicamente no sanduíche eleitoral diante da consolidada posição de liderança de Ricardo Coutinho e da candidatura ascendente de João Gonçalves.
Mineral: PSTU again
Mais uma vez a esquerda radical vai estar com seu peso pesado na disputa de João Pessoa. Antonio Mineral, professor engajado na luta contra o neo liberalismo, já disse que será candidato para contestar as candidaturas da burguesia na qual insere até o neo socialista RC.
É pau puro, como se diz na Torrelândia.
O bolero de Heráclito
Depois de muita briga pela paternidade do espetáculo produzido com o Bolero de Ravel na praia do Jacaré, em Cabedelo, eis que o famoso ponto-turístico está em dias de se deparar com outro concorrente de peso a se instalar em Teresina (PI).
No domingo passado, o prefeito da capital piauiense, Silvio Mendes candidato com chances de reeleição, esteve no Jacaré acompanhado do senador Heráclito Fortes e um grupo de pessoenses liderados pelo advogado Marcos Pires.
Silvio Mendes veio conferir o espetáculo e vai implantar em Teresina.
Detalhe: o prefeito viajou até João Pessoa em avião particular do senador piauiense do DEM. É o fraco!
Última
Faz de conta que ainda é cedo…