Ficou claro, nesta terça-feira, conforme levantamento feito pelo Portal WSCOM Online entre lideranças internas no Partido dos Trabalhadores, sobretudo entre os que não chegaram ao segundo turno, indicando que a opção que os candidatos a presidente Charlinton Machado e deputado Frei Anastácio venham a fazer na direção da sucessão em 2006 será encarada como fator fundamental para a definição em torno deles na disputa agora, dia 9 de outubro.
É que setores internos do PT ligados ao ex-candidato Agamenon Vieira, por exemplo, já argumentam que votam em Frei Anastácio se ele assumir candidatura própria, como defendeu o ex-vereador Júlio Rafael o que quebraria a manutenção da aliança com o grupo do PMDB, PC do B, a exemplo do que defende Charlinton Machado.
Pelo menos até agora, os candidatos da Articulação Charlinton e Jorge Camilo defendem abertamente que o PT mantenha a mesma correlação de força no plano federal com os partidos que dão sustentação ao Governo Lula, embora ache que, como o PMDB já tem 3 pré-candidatos, restará conviver com o PSB e PC do B.
Charliton acha que esse debate não pode ser maniqueísta e sim em termos de proposta sobre o que seja melhor à reconstrução do partido, portanto, se houver a tirada de posição pro- candidatura própria que assim seja.
Já o candidato Frei Anastácio, que até antes do primeiro turno defendia no âmbito fechado a convivência com o senador Maranhão, passou a ficar em cima do muro sem ter o mesmo discurso de antes, na perspectiva de conseguir votos de militantes ou setores que defendem convivência com o governador Cássio Cunha Lima ( vide Júlio Rafael, Fabio Andrade, Walter Aguiar, Francisco Linhares).
Neste momento da construção de apoio, o grupo pró Cássio defende candidatura própria no primeiro turno, o que serviria de argumento palatável diante da reconstrução do PT mas, de imediato, implodindo a aliança com o senador Maranhão.
A partir de agora, a luta nos bastidores será para identificar como Anastácio vai cuidar dessa questão, pois, por incrível que pareça, a disputa entre Cássio e Maranhão ou vice-versa tem repercussão interna na eleição atual do PT paraibano.
De qualquer forma, é deste tema (aliança) o futuro interno no PT.
Marcondes adia
Embora festejado e anunciado para sexta-feira, o ato público do deputado federal Marcondes Gadelha de filiação ao PSB foi adiado mais uma vez.
Pelo menos era o que se dizia nesta terça-feira no partido gente graúda do partido hoje comandado pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.
O argumento é de que nesse mesmo dia há um movimento pró-transposição do São Francisco podendo esvaziar o ato solene, daí a projeção noutro dia.
Desafio
A delegada da Policia Federal, Luciana Paiva, desafiou o advogado Walter Agra a apresentar a integra da degravação das fitas da Operação Confraria, depois que ele disse inexistir qualquer problema contra o ex-prefeito Cícero Lucena.
– Se ele acha isso, então está na hora de apresentar todas as fitas para ver se é asssim mesmo afirmou ela.
PSDB em crescimento
Em dois momentos nesta terça, o governador Cássio e Cícero disseram a mesma coisa embora estivessem em locais diferentes. O primeiro, em Campina, previu que o PSDB vai crescer em 2006.
O outro, na Capital, se disse recatado mas seguro do crescimento do partido tucano.
As duas manifestações aconteceram no Portal WSCOM Online.
Ney estanca
Toninho Barcelo até foi instigado a dizer se havia mais gente não revelada na CPI dos Bingos envolvida com dólares. Ele foi, foi até citar saber que o senador Ney Suassuna tinha dólares.
Ao tomar conhecimento, o parlamentar não contou conversa: foi direto ao local da CPI e, cara a cara com o doleiro, perguntou se havia alguma acusação com Toninho afirmando desconhecer qualquer problema contra o senador.
Não tivesse agido, teria ficado a dúvida.
Umas & Outras
…Ainda esta semana vai ter noticia realçando a Paraíba.
…O piloto paraibano Valdeno Brito, uma das gratas revelações da categoria Stok Car, disse ao colunista no programa Abra o Jogo, na 100.5 FM, que ainda vai ocupar o podium nacional do automobilismo.
…Ele concordou com opinião do colunista, segundo a qual, os comentaristas da Globo desconhecem outros pilotos, senão Cacá Bueno, a propósito filho de Galvão Bueno.
…Na vida, a satisfação de ver Vinicius (filho mais novo) na seleção paraibana que embarca para representar a Paraíba no Campeonato Brasileiro em Brasília. Pablo, no juvenil também foi selecionado, mas o nascimento de Rafael (neto) pode tira-lo do Brasileiro.
Última
De vermelho/ vive o coração…