O estigma do Escândalo

Pela primeira vez, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, se viu diante do tema/assunto que mais o tira do sério, o faz abominar e temer pelo tanto que ele já denunciou: escândalo na administração municipal, agora proveniente de um “aliado”, o vereador João Almeida denunciado em “conluio” que mancha, sem dúvidas, a gestão transparente e de lisura da edilidade, caso haja confirmação.

O assunto, na verdade, já estava tendo conhecimento da Secretaria de Transparência, mas guardado a sete chaves até que o Portal WSCOM Online foi informado através de uma série de documentos encaminhados à Redação para a devida checagem nos diversos setores.

A síntese da denúncia desmascara esquema do vereador Almeida utilizando de pessoas nomeadas para dividir parte dos vencimentos, bem como usando do tráfico de influência na aquisição de material com aval da Sedurb com fins particulares em construção doméstica mesmo.

Há alguns aspectos que precisam ser avaliados, a partir mesmo da necessidade de se conhecer a defesa do parlamentar, que resolveu se esconder não dando explicações, apesar da busca por sua exposição diante de tão grave denúncia. O Secretário Guilherme Nascimento (Sedurb), seu familiar, chegou a dizer que era “invenção”de um ex-assessor do parlamentar – pois o mesmo teria jurado vingar ter sido preterido em nova função – e ficou por ai.

Os dados, mesmo levando em conta que todos são honestos até prova em contrário, ainda são insuficientes para tirar do contexto da administração a suspeita real de “propinoduto” na gestão municipal, posto que o carimbo e marca principal do governo RC está na honorabilidade, portanto, a existência de que fira esse aspecto é gerar mancha desnecessária em trajetória política promissora.

O caso expõe ainda a vulnerabilidade que permeia as administrações como um todo porque, mesmo existindo instrumentos de inibição do desvio de função, mesmo assim volta e meia as gestões se deparam com denuncias como a que agora aparece.

Em sendo assim, não há outro caminho: ou o vereador repõe os dados com convencimento e a Prefeitura age com determinação ou começa um tempo de descrença de efeito além mar.

OFERTAS DE NATAL

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
OfertaBannerPopup
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Pular para o conteúdo