Nosso petróleo

BRASILIA – Não acho que a solução para a economia da Paraíba seja apenas o petróleo mas, cá para nós, não precisa ser expert em comércio exterior para apontar esse segmento como fundamental no incremento e revitalização de nosso processo econômico, sobretudo se estiver amarrado a outros investimentos de ponta.

Teses à parte, chamou-me a atenção o anúncio feito pelo Governo Cássio – conforme reportagem do portal WSCOM Online – de que o estado vai entrar no processo licitatório da ANP (Agência Nacional de Petróleo) ainda em 2007 como elemento estimulador da prospecção e, quem sabe, retirada futura de royalties suficientes para mudar o panorama da economia do alto sertão.

Trata-se de uma estratégia forçadora de novos procedimentos porque agindo assim o Governo tira da ANP o argumento de que os investimentos são altos, sem gente interessada para as primeiras perfurações já que o próprio governo paraibano se dispõe a tal.

Ora, se isso acontece, certamente que mais na frente diante da perspectiva real de extração passa o governo a trabalhar no futuro a possibilidade de revenda de seus investimentos de agora a grupos privados, como se deu em áreas a exemplo da energia.

Na verdade, o governo e a bancada federal precisam jogar duro para fazer a ANP licitar também as prospecções no litoral paraibano, onde os técnicos asseguram existir grandes estoques de petróleo.

Enquanto não chegam outros investimentos, que se acirre o processo em torno do famoso ouro negro tão motivador de guerras e interesses no mundo internacional.

Conversa só

Demorou algum tempo o encontro entre o senador Maranhão e o deputado Gervasio Filho nesta quarta-feira, em Brasília, mas de concreto nada saiu quando se esperava algum aceno e solução negociada sobre o diretório municipal de João Pessoa.

Maranhão falou de tudo, menos desse assunto tão excitante para alguns pemedebistas, da mesma forma que o deputado nada tratou.

Adiou-se, portanto.

Mais conversa

No mesmo ambiente, entretanto, o tempo de conversa entre Maranhão e Gervásio acabou consumido também com as presenças de Wilson Braga, Ricardo Coutinho, Vital Filho, etc falando de tudo, menos da eleição do diretório da capital.

Fernando Milanez esteve presente.

Última

“Eu levo a sério/
Mas você defarça…”

CROSSFIT

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
OfertaBannerPopup
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Pular para o conteúdo