No Dia do Santo Casamenteiro

BRASILIA – Embora comemorado com maior dimensão na véspera, dia 12, é nesta terça-feira, 13, o dia de Santo Antonio, dando evidência ao clima religioso tão forte em torno da cidade de Piancó devendo atrair hoje novo capítulo da nossa interminável novela política registrando as presenças de grandes figuras, a exemplo do governador Cássio Cunha Lima, do senador José Maranhão, deputado federal Wilson Braga, entre tantos.

A rigor, o clima não está muito para namoro, não, quando se vê pouca disposição de entendimentos mínimos entre as duas principais lideranças políticas, a partir mesmo do senador Maranhão, que se diz ressabiado e pouco crente em acordo com Cássio e o que ele representa.

No adágio popular do bairro da Torre, geralmente diz-se assim : ‘quando um não quer, dois não brigam” – filosofia que pode ser empregada ao inverso, no sentido de que um na relação de dois pode impedir avanços quaisquer de diálogo na busca de conquista coletiva. É o que se dá.

Este cenário de pouca convivência, mínima até, entre nossos lideres políticos – e nesse contexto coloque-se Ricardo Coutinho, Veneziano Vital, etc – traduz na prática uma relação travada de pouco avanço fazendo com que, sem consenso, inexista a possibilidade do Estado como um todo, vir a elencar conquistas coletivas tão reivindicadas pelas populações.

Pode parecer tese repetitiva, e o é, mas nunca será demais advertir nossa elite dirigente para o desperdício de tempo (fator precioso na vida) que esse tom de relacionamento, de briga mesmo, produz de ruim no passado, presente e futuro da sociedade, como a renovar a tese suicida de que quanto pior, melhor – algo inconcebível, mas lamentavelmente se fazendo existir em nossa realidade político – partidária.

Se tudo isso fosse pouco, ainda perdura no juízo do senador Maranhão – uma ‘convicção pessoal’ de entendimento nutrido por aliados seus de que ascenderá ao Governo ainda em face dos processos da disputa eleitoral passada (caso dos cheques da FAC), mesmo com forte contra-argumento na direção inversa por parte do chefe do executivo de inexistência de dolo a produzir sua saída da cena.

Em síntese, enquanto não há clima verdadeiro de se construir um Pacto Político mínimo no Estado, o tempo passa, o tempo voa e a Paraíba perdura sem saber quando os poderes de Santo Antonio poderão celebrar um casamento de princípios mínimos e comuns entre nossos lideres, mais em favor da sociedade, menos na direção de vaidades e/ou interesses particularizados.

Nessa brincadeira, já se passaram mais de uma década de lenga – lenga improdutivo. Aliás, como diz a canção, quem é que vai pagar por isso?

Despedida de juíza

Os integrantes do Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba ocuparam parte do tempo nesta terça-feira para homenageara juíza Fátima Lopes que, na condição de advogada, concluiu a fase de juíza substituta na categoria de jurista, concluiu seu biênio no último dia 20 substituindo o juiz José Tarcizio Fernandes.

Entre as manifestações produzidas esteve a do procurador regional eleitoral, José Guilherme Ferraz da Costa, lembrando a contribuição da juíza.

“Sua excelência agregou a este tribunal a sensibilidade ética, a sensibilidade de advogada e a sensibilidade de cidadã, desejando muito sucesso nessa carreira tão rica que está construindo”.

Posse do novo juiz

A expectativa deste momento, no ambiente jurídico, se volta para a posse do novo juiz eleitoral, Renan de Vasconcelos Neves, como novo integrante do Tribunal Regional Eleitoral em ato programado para, às 14h30, no auditório principal da Corte

Conforme a assessoria do TRE, o novo juiz eleitoral exerce o Direito há mais de vinte anos, depois de ter sido formado pela Universidade Federal da Paraíba, com curso de especialização em Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.

Umas & Outras

…Nos bastidores do Congresso Nacional, já é visível ver a ação de conquistas ascendentes de alguns parlamentares paraibanos – os famosos viajantes de primeira viagem (mandato).

…Manoel Júnior e Vital Filho – da ala PSB/PMDB – andam soltos nessa direção de ampliação de espaços, o mesmo se aplique de forma visível ao deputado Rômulo Gouveia, do PSDB, o ‘gordo’ mais leve que se conhece no trato das relações políticas.

…Registre-se o desempenho do deputado Luiz Couto, do PT, sobretudo nos temas ligados à cidadania e direitos humanos. Não é à toa que é o atual presidente dessa comissão na Câmara.

…Buda Lira, agitador cultural dos bons da aldeia, anunciando a festa de Santantoin, do bloco Cafuçu.

Última

“Tem tanto fogueira/
Tem tanto balão…”

AGENCIA DIGITAL

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
OfertaBannerPopup
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Pular para o conteúdo