Possa ser que queiram dar outro nome, mas nada cabe mais como uma luva do que a postura dissidente assumida abertamente pelo deputado federal Manoel Junior na relação com o ex – companheiro de chapa, hoje pré-candidato ao Governo, Ricardo Coutinho.
De uma coisa a queixa de Manoel Jr é procedente, ou seja, a falta de espaço reais para ele ou qualquer outro deputado ampliar a participação no PSB. Nesse diapasão, há um sufocamento gerado pelos ricardistas em relação a qualquer ação que possa meter medo ao comando do líder pessebista daí o curto circuito permanente com o deputado federal.
Desde quando começou a labuta política, lá atrás, quando resolveu peita Manoel do Canto o entao grande líder de Pedras de Fogo, Manoel Jr é mesmo invocado e destemido quando tem um alvo a atingir. Já foi do PMDB, saiu dele para formar o PSDB, voou para o PSB e deve voltar ao ninho pemedebista de seu aliado Maranhão.
Aliás, o governador Maranhão é o mote da discórdia de Manoel Jr querendo descontar a falta de prestigio na Prefeitura quando perdeu até o cargo de sua irmã, recentemente, partindo daí em diante a ampliar a dissidência, hoje já conhecida por Eduardo Campos.
Pelo tom empreendido, ele deve ir até onde a corda esticar ano que vem partindo na sequência para outro vôo sempre de confronto a Ricardo.
Se é assim será tratado da mesma forma pelos ricardistas.
A reação primeira do PSB
O presidente do PSB de João Pessoa, o professor Ronaldo Barbosa, em resposta as declarações do deputado Manoel Júnior, do mesmo partido, propondo que o PSB apóie a reeleição de José Maranhão (PMDB) ao invés do prefeito Ricardo Coutinho, disse que o deputado é hoje considerado o quinta-coluna do partido, destacando que o parlamentar “esquece o que o PSB fez por ele, inclusive quando lhe demos um mandato e uma consagradora votação em João Pessoa”.
Todo dia esse rapaz critica nosso partido e sua principal liderança, chegando ao ponto de tornar-se uma espécie de papagaio-de-pirata do governador José Maranhão, acompanhando-o em todas as solenidades oficiais e atividades de campanha no interior do Estado, afirmou Ronaldo Barbosa.
Para o presidente do PSB em João Pessoa, Manoel Júnior foi designado para tentar desestabilizar o PSB paraibano. A prova disso é que ele espalhou um boato ridículo de que o presidente Lula iria procurar o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, a fim de impedir a candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo para apoiar um nome do PMDB. Ele não conhece o caráter e a história de Eduardo, neto de Miguel Arraes, que jamais iria fazer intervenção no nosso partido, ainda mais quando lideramos as pesquisas para as eleições estaduais no próximo ano.
A turma de Ricardo em Patos
Embora nenhum dos principais pré-candidatos ao Governo admita publicamente esta condição, na prática eles agem como tal. Nesta quarta-feira, um grupo de vereadores e de assessores do prefeito Ricardo Coutinho, de João Pessoa, decidiu se incorporar à comitiva do presidente do PSB estadual e também pré-candidato ao Governo em visita aos festejos juninos de Patos.
O presidente do PTB da Capital, vereador Tavinho Santos, interpretou o reforço à presença do prefeito no Sertão. Há um convocação de setores organizados querendo conhecer métodos e resultados da administração de João Pessoa, por isso politicamente é importante gerar essa interação com políticos de outras regiões, em especial de Patos.
Tavinho confirmou que estava viajando com o presidente da Câmara, Durval Ferreira, e os vereadores Zezinho do Botafogo e Benilton Lucena.
Maranhão contra-ataca na Câmara
Já o governador Maranhão, desde ontem em Brasilia, resolveu manter contatos com todos os vereadores da capital em condições atrair para seu projeto de reeleição.
Sergio do SAC foi um dos primeiros à convocação.
Começa assim a fase do leilão.
Jose Aníbal já é Maranhão desde criancinha
Calado, sem dar um pio publicamente, o neo-cicerista vereador José Aníbal, já tomou posição: acertou-se com o governador Maranhão e vai apoiá-lo na futura disputa.
Na área de saúde, onde atua, é visível os nomes indicados por ele ocupando cargos de confiança.
Braga na Suíça
Por telefone, o deputado federal Wilson Braga liga para dizer que estava embarcando ontem para participar de mais uma reunião da OIT na Suíça, em nome da Câmara Federal.
A coluna levantou que a ex-deputada Lucia Braga seguiu viagem com ele.
Última
Quem me levará sou seu/
Quem regressará sou eu/
Não diga que eu não levo a guia/
De quem souber me amar…