Lindberg Farias: o alvo

Já era final de tarde deste sábado quando o celular toca gerando informações de amigos e fontes trazendo um assunto para mim de repercussão negativa na trajetória do jovem líder político, Linberg Farias, té tomar conhecimento da outra versão e dados.

As fontes reproduziam o teor de reportagem da edição desta semana da Revista IstoÉ acusando o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, de estar envolvido com fraudes na gestão na famosa cidade da Baixada Fluminense, aliás, município que conheci logo depois da posse do ex-presidente da UNE.

A revista fala em gravações e desvios atribuídos a assessores e familiares do jovem líder político.

Fiquei muito inquieto, mas sem embarcar no juízo apressado de valores porque a história e formação em si oferecidas ao meninos por Ana e Lindberg Farias (pai, in memorian) afasta do caminho a presunção de envolvimento em dolo, isso para quem conhece a família e acompanha, como o faço, os passos do ex-lider estudantil desde os tempos de movimento estudantil a partir do PC do B.

Mas, denúncia é denúncia e em sendo em nível nacional, gera um ar de expectativa e atenção redobrada.

Diz o repórter Mino Pedrosa que assessores acusam o prefeito de ter um esquema para levantar dinheiro de campanha política citando licitações da merenda escolar, de contratos na área de educação e – aí vem uma acusação que bate em João Pessoa – segundo a revista, a folha de pagamento era feita na capital paraibana.

No meio da noite, entretanto, recebo direto do Rio de Janeiro uma farta documentação encabeçada através de uma Nota Oficial, que, inclusive esteve em destaque no portal do Globo.

No documento, todas as denúncias (integra está sendo publicada a seguir) são respondidas de forma objetiva, não só esclarecendo como apontando dados adicionais a arrefecer o impacto da reportagem a partir da informação de que o autor da matéria é assessor da Oposição ao prefeito em Nova Iguaçu, tanto que a reportagem foi feita sem oferecer as condições de Lindberg responder às acusações.

Por telefone, ainda, busquei tirar mais dúvidas até gerar conceito e/ou juízo de valor.

A rigor, não é de hoje que setores conservadores do Rio de Janeiro, mais precisamente da Baixa Fluminense envolvida com organismos criminosos daquele estado tentam desestabilizar a trajetória de Lindberg buscando ligá-lo a procedimentos ilícitos.

Como não valeram as intimidações e ameaças até de morte, além de estarmos às vésperas das eleições municipais está também evidente que a matéria tende a servir de peça publicitária negativa – algo que poderá não surtir tanto efeito quando os fatos forem expostos com clareza a todos, especialmente os eleitores de Nova Iguaçu.

O jovem líder não é algo apenas por conta da disputa na prefeitura. Ele é – podem anotar – opção real dos partidos de esquerda a partir do PT para o governo do Estado do Rio podendo não ser em 2010, mas seguramente em 2014 – quem for vivo, verá.

Em síntese, a montanha – no meu modesto entendimento, pariu um rato.

A nota de Lindberg

A seguir, a síntese da defesa do prefeito sem contar os documentos anexados para envio às autoridades e imprensa:

A ex-secretária de Recursos Humanos Lídia Cristina Esteves foi exonerada em 2006 e responde a inquérito administrativo por conta de atos por ela praticados na sua gestão. Chamada pelo Ministério Público de Nova Iguaçu para esclarecer o conteúdo de fita gravada sem sua autorização e divulgada por uma rádio da cidade e por um jornal local, ela desmentiu, categoricamente, o que havia dito, justificando que estava embriagada e deprimida por conta da sua demissão.

2. Os depósitos à construtora Flamboyant que Elza Helena Barbosa cita na suposta gravação referem-se a prestações de um imóvel comprado na Paraíba pelo ex-secretário de Fazenda Francisco Soares (e não Silva, como escrito na reportagem). Soares, que é empresário da área de Saúde, deixou o cargo em 2006. A compra do imóvel consta das suas declarações de Imposto de Renda.

3. É falsa a informação de que a ex-secretária de Educação Marli de Freitas e o ex-presidente de Comissão de Licitações, Jayme Orlando, foram afastados dos cargos por conta de superfaturamento de merenda escolar em 2006. Tampouco Marli teve, em qualquer momento, seus bens bloqueados.

4. Não há nenhum inquérito no MPE para apurar superfaturamento de compra de merenda pela Prefeitura. A merenda de Nova Iguaçu recebeu, em 2007, o prêmio Gestão Eficiente de Merenda Escolar da ONG Fome Zero.

5.Não existe absolutamente nenhum fato que desabone ou que coloque sob suspeita a parceria existente entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o renomado Instituto Paulo Freire. O Bairro-Escola é um programa reconhecido nacionalmente, referência no MEC, modelo para projetos semelhantes em cidades como Belo Horizonte e vencedor de quatro prêmios nacionais em 2007, entre eles o de Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil.

6.Ao contrário do que diz a matéria, a Gráfica Lastro, a Total Saúde, Captar-Cooper e Multiprof não foram doadoras da campanha de Lindberg Farias, fato que pode ser facilmente comprovado na prestação de contas da campanha. Tampouco a Prefeitura paga R$ 42 milhões pelos cooperados.

7. É leviano fazer ilação entre o contrato existente entre a Prefeitura e a Gráfica Lastro com eventuais serviços que a empresa tenha prestado na campanha de 2006 para o então candidato ao governo pelo PT Vladimir Palmeira que, segundo consta na prestação de contas, usou os serviços de várias gráficas. Também é falsa a assertiva de que a empresa deixou de entregar o material previsto no contrato com a Prefeitura.

8.Quanto à exigência do MPT de substituir trabalhadores terceirizados por concursados, a Prefeitura vem cumprindo tal determinação. Nos últimos três anos, foram feitos sete concursos públicos para um total de 1.544 vagas, das quais 1.090 já foram preenchidas. Há mais de 20 anos a Prefeitura de Nova Iguaçu não realizava concurso público.

9. Erros e imprecisões são explícitas ao longo de toda a reportagem. Fausto Trindade nunca foi assessor especial do prefeito. E, como secretário de Administração, evidentemente não era subordinado à Comissão de Licitação. Também é absurda a acusação de existência de “mensalinho” que beneficiaria a Câmara dos Vereadores. Não há qualquer evidência ou indício que comprovem semelhante afirmação.

10. Também não é verdadeira a afirmação de que houve desvio de verba para a Supernova Mídia. A empresa participou de uma licitação pública pela modalidade menor preço e venceu a mesma por ter apresentado valor menor que a concorrência.

11. Quanto à folha de pagamento, evidentemente ela não é rodada em João Pessoa, como afirma a reportagem, mas na Prefeitura. A Fade, ligada à Universidade de Pernambuco, não tem qualquer ligação com a família do prefeito. A Fade produziu e implantou um software que hoje é utilizado em praticamente todos os setores da administração, auxiliando na integração da administração tributária, orçamentária e financeira, recursos humanos e folha de pagamento, fiscalização, protocolo e demais áreas administrativas. Graças ao sistema, que inclusive está integrado também ao Tribunal de Justiça, a Prefeitura conseguiu arrecadar mais de R$ 100 milhões só da dívida ativa. Além disso, o sistema permitiu um aumento de 63% de arrecadação do ISS, de 50% do IPTU e 197% de ITBI. Hoje, por conta dessa informatização, os contribuintes podem retirar certidões negativas de débitos, requerer alvará e vários outros serviços via internet. A Folha de Pagamento, que antes era terceirizada – feita fora da prefeitura e manualmente – hoje é informatizada e confeccionada dentro da própria prefeitura evitando fraudes nos benefícios dos servidores. As fraudes eram muito comuns nos governos anteriores.

12. A Prefeitura tomará todas as medidas judiciais cabíveis com objetivo de restabelecer a verdade dos fatos e de buscar o ressarcimento dos danos causados pelas inverdades publicadas na matéria.

13. Estamos à disposição de todos os órgãos de imprensa e de toda a sociedade para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Última

“Mas é preciso ser força/ é preciso ter raça/
É preciso ter gana sempre…”

OFERTAS DE NATAL

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
OfertaBannerPopup
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Pular para o conteúdo