BRASILIA – Foi o portal WSCOM Online quem divulgou em primeira mão no meio da tarde desta quinta-feira: a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, está decidida a convocar uma reunião envolvendo o governador Cássio Cunha Lima mais os prefeitos das maiores cidades para encaminhar ajustes no PAC.
Antenada, portanto informada do clima de inexistência de diálogo entre o governador e o senador José Maranhão, presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, a Ministra resolveu agir como executiva operacional das tratativas sobre o famoso Plano de Aceleração do Crescimento, tão reclamado por parte do Governo Cássio.
Rememoremos: desde que o presidente Lula anunciou o volume de obras e serviços do PAC que o governador paraibano reclama da pouca contemplação dada ao seu governo. Ontem, chegou a considerar que havia apartheid e/ou discriminação do Governo Lula consigo.
No paralelo, o senador Maranhão diz que não é bem assim e estará na Comissão de Orçamento pronto para propor e corrigir o que for possível.
Tudo isso é verdade, menos quando se trata de colocar Cássio e Maranhão no mesmo processo de defesa de investimentos para a Paraíba porque o senador não está muito animado e, em face de leituras fora do PAC (a questão dos processos jurídicos no TRE) o fato é que não aceita espontaneamente conviver com o governador, seu desafeto.
Bom, pelo sim pelo não, a Ministra resolveu entrar em cena e convocar os prefeitos Ricardo Coutinho, Veneziano Vital, Marcus Odilon e possivelmente Jota Júnior.
No Palácio
Embora sem informação oficial confirmada, o periscópio da WSCOM flagrou o governador Cássio no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, onde foi recebido pelo assessor especial da Presidência, Sérgio Alvarez.
Ninguém quis falar sobre a pauta em discussão.
Também na área
O periscópio ainda flagrou o senador Maranhão acompanhado do deputado federal Vital Filho adentrando ao gabinete do Ministro da Articulação Política, Wilfredo Maresguia.
Nenhum dos dois quis falar sobre o tema da agenda.
Com o Papa
O governador Cássio e o senador Cícero Lucena este ultimo com Lauremilia estão na comitiva das autoridades convidadas para a festa de beatificação do Frei Galvão.
Cássio, inclusive, leva peça de artesão paraibano para o Papa.
Relatoria setorial
O deputado federal Manoel Júnior está entre os cinco sub-relatores da Comissão de Orçamento tratando especificamente dos recursos para a educação, cultura, esporte e ciência e tecnologia.
Ele vai estar com todos os ministros das áreas para renegociações.
Opinião fechada
O senador Fernando Collor considerou a Revista NORDESTE como muito bem produzida e de padrão de qualidade reconhecida.
O coordenador de comunicação do Ministério da Integração Nacional, jornalista José Natal, disse que o ministro Geddel Vieira tema acompanhado com aprovação cada edição.
O editor adjunto do Correio Braziliense, Carlos Marcelo, declarou que a revista cresce a cada edição com muita qualidade.
Última
O papa é pop…