RIO Bastou uma rápida passagem pela Agência Nacional de Petróleo para identificar que a Paraíba, de fato, entrou na pauta dos novos investimentos em 2006 , entretanto, o nível dos investimentos sempre bem-vindos ainda revela timidez orçamentária se comparado aos estados vizinhos, por exemplo.
Entendamos: realmente a área geográfica polarizada pela cidade de Sousa já está definitivamente inserida nas etapas conclusivas das análises para abrigar outras fases, inclusive a exploração imediata, entretanto, os exames feitos revelam que a bacia é de tamanho pequeno, bem menor do que no vizinho Mossoró.
Outra coisa: a ANP não inseriu nas futuras prospecções e análises, em 2006, os estudos em busca de novas bacias no litoral paraibano, mesmo que se saiba que idêntico trabalho está já agora acertado para ser desenvolvido no litoral pernambucano.
Em outras palavras, enquanto há tempo, ou as autoridades paraibanas se mobilizam conjuntamente desde já tentando rever a proposta em andamento na ANP ou, mais uma vez, estará se perdendo outra oportunidade de ouro para buscar inserir mais investimentos na economia paraibana, caso haja petróleo como admite a Agência.
E uma questão de lógica: ora, se a ação estratégica da ANP está na pauta de 2006 voltada ao litoral paraibano, por que não estendê-la também, sobretudo pelo critério de Federação existente no Brasil.
Para isso, certamente que orçamentos precisam ser previstos, mas se a fase neste momento é de preparação das propostas e emendas no Congresso Nacional, por que ainda não inserir parte dos recursos para a prospecção de petróleo em nosso litoral?
Eis, em tempo, o alerta que precisava ser feito.
Cássio e a bancada
Ainda repercute o encontro do governador Cássio com alguns deputados federais, ontem, em Brasília, para atender pleitos de cada base municipal dos parlamentares.
O encontro programado para café-da-manhã somente começou a partir das 9 horas, quando o deputado federal Carlos Dunga não mais estava porque precisou sair para compromissos previamente acertados.
Cássio falou de política, mas a definição da chapa majoritária e das alianças partidárias serão definidas no final do ano.
Santiago repercute
O líder do PMDB na Câmara Federal, Wilson Santiago, anda antenado com as ações de bastidores mexendo na legislação eleitoral, sobretudo depois da proposta sugerida pelo Tribunal Superior Eleitoral.
– É uma contribuição importante dado pelo TSE, portanto, agora temos de aprimora-la para por em prática nas próximas disputas comentou.
Inaldo continua
O deputado federal Inaldo Leitão confirmou o que o portal WSCOM Online anunciou em primeira mão: houve acordo entre ele e o deputado Armando Abílio, portanto, o parlamentar sousense continuará na Câmara Federal.
– De fato fizemos acordo, pois, concluímos que a contribuição dada por Armando na Secretaria quanto a minha na Câmara têm sido importantes da forma posta para resultados melhores ao grupo político observou.
Umas & Outras
…O Secretário de Comunicação do Estado, Solon Benevides, passou o dia, ontem, despachando diante de tarefas acumuladas por conta de sua viagem ao Rio e São Paulo acompanhando o governador.
…A ABRH promove em João Pessoa evento com os temais mais atuais no campo dos recursos humanos. É a conclusão de quem tem comparecido ao seminário no Hotel Tambaú.
…Vem novidades por aí.
…Aqui, nem é hora nem lugar, mas esqueci de registrar o contentamento pelo aniversário da companheira/jornalista Adriana Bezerra, a propósito editora de jornalismo dos veículos da WSCOM.
Última
Eu prefiro as curvas/
Da estrada de Santos…