A conjuntura, a postura na Política e o futuro

{arquivo}BRASILIA – Há uma conspiração desmedida, a partir da Capital Federal, devendo ter desdobramentos nas futuras composições na Paraíba em 2014 para a formação das chapas, onde quase tudo é possível, desde a avaliação em curso da aliança entre PSDB e PMDB, a inclusão de Aguinaldo Ribeiro na disputa do Senado, a reeleição de Cicero Lucena, os anseios de Wilson Santiago, embora precisemos ainda atrair para análise alguns fatos advindos da cooptação pelo governador Ricardo Coutinho de apoios, como o do empresário Renato Cunha Lima, tio de Cássio – gerando um desconforto sem igual ao líder tucano.

Antes das projeções de fundo, haveremos de indagar: o que levaria ou leva um cidadão com o histórico de Renato Cunha Lima a se insurgir contra sua própria família, sobretudo numa fase em que o governador joga pesado para desqualificar Cássio atraindo nomes que outrora foram da intimidade familiar?

Renato Cunha Lima não expõe os dados básicos de sua decisão, mas certamente que boa parte de sua postura se vincula a uma conjuntura circunstancial de estar sendo bem tratado com obras no Departamento de Obras e Rodagem, razão pela qual a sobrevivência financeira vingou mais alto, mesmo que gerando uma nódoa para sempre.

Como pode, uma condicionante temporal – a do apoio do Governo gerando sustento pessoal, ser maior do que a história de lutas, sofrimentos e vitórias em torno de Ronaldo, depois Cássio, melhor dizendo todo o conjunto familiar marcada por dores?

O empresário, se é certo ter de lhe garantir o direito de optar pelo que quiser, passa a conviver desde alguns dias para cá na lista dos homens e mulheres volúveis e facilmente domados por valores de circunstância, mesmo que tenha que sangrar a história familiar em troca dos tantos tostões de reais.

Ele assume assim a condição de porta-estandarte do péssimo exemplo, da postura política e humana a ser tragada na vala comum das pessoas seduzidas pelo tilintar de moedas que não valem absolutamente nada diante da nobreza de se respeitar valores coletivos com adorno familiar. Quando sentir-se sozinho, arrependido, vai reclamar e xingar a tudo sem querer admitir que cavou o abismo com os próprios pés.


UMAS & OUTRAS

…A crise comandada pelo deputado federal Eduardo Cunha na relação com a presidenta Dilma Rousseff terminou que colocando o senador Vital Filho num rolo que não agregou positivamente como se esperava. De alguma forma acabou no fogo de um processo que vai além da indicação de nomes para o Governo.

…O deputado federal Manoel Junior virou aliado forte de Eduardo Cunha. Ganha de certa forma, e perde por outros valores da conjuntura política de relação com o Governo.

…Cicero Lucena é candidato à reeleição. Tem trunfos, diz.

…O ex-senador Wilson Santiago ao lado do filho deputado federal não para de se reunir no PTB. Na pauta, a possibilidade de ser candidato ao Senado.

…A propósito, Aguinaldo Ribeiro entrou no páreo. Não se sabe de quem poderia vir a ser.

…Cássio chega na Paraiba dia 14. A partir daí começa o tirinete.

…Ninguém brinque com Benjamim Maranhão. O homem anda solto no interior do estado construindo apoios relevantes.

ÚLTIMA

“Cada um dá o que tem…”

OFERTA DE DESCONTO NATAL

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
OfertaBannerPopup
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Pular para o conteúdo