Faltando três semanas para o Dia D ( Dia de Votação ) para a escolha, enfim, do futuro governador se mantém ou muda, o eleitorado paraibano se depara com uma guerra sem tamanho de pesquisas com os candidatos buscando influir nesta reta final de campanha, embora as estratégias dos dois principais contendores sejam mais amplas algumas conhecidas.
São vários os mecanismos em uso, mas o foco agora se volta para a turma dos indecisos, brancos e nulos eleitores que podem mudar o rumo do processo diante da margem apertada do placar atual.
Cássio, pelo que expôs no Iate Clube nesta quarta-feira, não quer por perto o já ganhou e busca conquistar os eleitores indecisos dos grandes centros, a partir de João Pessoa e Campina Grande onde os confrontos e batalhas devem lembrar o Líbano recente, mas sem mortes cruéis, portanto.
Já Maranhão intermedia o tempo entre médios centros urbanos do Interior com a Grande João Pessoa e Campina certamente invocando a influência de eleitores importantes, a exemplo de Ricardo Coutinho e Veneziano Vital, os dois envolvidos até a alma nessa reta final.
Há outros componentes como, no caso de Maranhão, a colagem que ele emprega ao máximo junto à figura de Lula, hoje o favorito na disputa presidencial, tanto que está exigindo a presença do candidato do PT na Paraíba cuja data programada é dia 17.
Maranhão traduz isso a vinda de Lula como trunfo para bombar sua campanha na reta final levando em conta que seu adversário, eleitor de Alckmin, não pode fazer isso, ou seja, de usar a imagem de Lua próxima de sua campanha.
Qual o efeito real desse aspecto? muitos vão indagar, mas certamente que nesta reta final reforços midiáticos como a presença de Lula no palanque pode servir de vitamina que, numa disputa acirrada, às vezes faz a diferença.
Só que. para contrapor-se, Cássio investe no trabalho de formiga, casa a casa, e no conceito de que seus programas de governo se assemelham com os do presidente, de quem não nega ter livre trânsito. Se isso vai colar ou não, está chegando a hora de se conhecer a verdade.
Em síntese, no jogo duro, apertado, qualquer acréscimo pode fazer a diferença.