A voz dos Evangélicos

Engana-se quem pensa que os evangélicos – melhor dizendo, seus representantes – andam desatentos com a vida nacional ou local, em cada cidade brasileira. É o que se deduz depois de algum tempo de conversa com o senador Marcelo Crivela, do Partido Liberal.
    
Presente em João Pessoa, ontem, para receber título de Cidadão Paraibano, o líder religioso e político deixou claro que a comunidade evangélica não abre mão de seus princípios.
    
Não foi à toa, como rememorou, que a cúpula da Igreja Universal Reino de Deus não titubeou em afastar da liderança do PL na Câmara Federal, o ex- super-poderoso deputado federal Bispo Rodrigues por vínculo com o ex-assessor Waldomiro Diniz, pivô do escândalo nacional.
    
Crivela repetiu sem pestanejar: defende a abertura de CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar tudo acerca desse rumoroso caso.
    
Ontem, ainda, o senador garantiu que no decorrer da semana o Partido Liberal anunciará seu novo líder na Câmara. Desde já, mesmo se esquivando a antecipar o nome, disse que se trata de um político do Nordeste.
    
O líder da Universal e do PL cuida da cena política e religiosa sem perder de vista os diversos atores, inclusive nos Estados, tanto que se apresentou como amigo do governador Cássio Cunha Lima e dos senadores José Maranhão, Ney Suassuna e Efraim Morais, cujo ecletismo pode dimensionar sua habilidade na convivência com opositores.
    
Nos vários momentos em que pode estar tendo acesso da mídia, Crivela mostrou-se de fácil acesso, mesmo com o poderio acumulado a partir de sua base principal, o Estado do Rio de Janeiro, de onde processa toda a estrutura política e religiosa.
    
Ficou evidente, em síntese, que a base evangélica no Congresso Nacional se mantém aliada do Governo Lula, entretanto, não deixará ver seu arsenal abalado com a participação de quem quer que seja o integrante ou aliado (leia – se Bispo Rodrigues), como a preservar seu espaço político, cujo futuro não inibe o PL de querer ampliar sua estrutura agora com novos prefeitos e vereadores.
    
Outra vaga
    
Ninguém se assuste se a ocupação da segunda vaga de conselheiro do Tribunal de Contas venha a se efetivar ainda em 2004 com uma manobra especial.
    
Seria a antecipação da aposentadoria do conselheiro Gleryston Lucena gerando sua ascensão numa Secretaria de Governo.
    
Não se trata de operação inusitada. O ex-governador Tarcísio Burity fez algo parecido atraindo para o Governo o ex-conselheiro Otacílio Silveira.
    
Foco municipal
    
Luzes acesas para acompanhamento, hoje, da primeira sessão do ano na Câmara de João Pessoa depois de longo recesso parlamentar.
    
Deveria ter recomeçado mais cedo, entretanto, vingou o argumento de ajustes em equipamentos primordiais do Legislativa, a exemplo da TV.
    
O fato é que, agora, é identificar os rumos das diversas bancadas.
    
Cozete, firme
    
A mobilização, ontem, para a formalização de sua candidatura interna no Partido dos Trabalhadores serviu de demonstração clara de que a prefeita Cozete Barbosa não está para brincadeiras.
    
A próxima etapa de Cozete é resolver de vez a pendenga com o PSDB – leia-se Cássio – se ata ou desata o nó da aliança.
    
Isso antes da Micarande.

Campanha de Reginaldo
    
Será quarta-feira a data/largada da campanha do médico Reginaldo Tavares à Prefeitura de João Pessoa. Foi o que disse, ontem, o presidente estadual do PFL, Efraim Moraes.
    
A agenda de Reginaldo está tomada durante toda a semana entre Brasília e São Paulo. Tem audiências, reuniões e palestras decisivas para o futuro de muita gente.
    
Lembrete apenas
    
Se faz recomendável não deletar, como possibilidade, a opção em 2004 de uma aliança entre o PT e o PMDB, ou vice versa, em João Pessoa. Para ser mais exato: de apoio à candidatura de Avenzoar Arruda.
    
Tudo bem que quando o assunto rola, a onda de desmentidos é intensa geralmente a querer desqualificar a informação, mas o assunto anda muito aceso em Brasília.
    
Umas & Outras
    
… Antes programada para ser anunciada hoje, a novidade na disputa pela diretoria da Associação Folia de Rua só será revelada a partir de quarta-feira.
    
… Questão só de ajustes – garantem os dirigentes.
    
… Impressiona como a burocracia atrapalha a vida da UFPb! Exemplo: no Departamento de Comunicação há valiosos equipamentos adquiridos desde o ano passado, mas ainda sem funcionar por falta de alguns pequenos equipamentos e de pessoal instruído para operar os aparelhos.
    
… Tem disputa na parada com rumo diferente do planejado por erros de estratégia.
    
… O multimídia e intelectual Luiz Augusto Crispim vive a fase opcional `de exílio voluntário´ para conclusão de tese de Mestrado na UFPb, sem desgrudar seu olhar dos bastidores da aldeia.
    
Última
    
`Luiz / Respeita Januário…´

CROSSFIT

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
OfertaBannerPopup
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Pular para o conteúdo